Nas artes cênicas, atuou em grandes espetáculos tais como: “O Círculo de Giz Caucasiano” de Bertold Brecht - “O Homem Imortal” de Luiz Alberto de Abreu – “Rei Lear e Comédia dos erros” de W. Shakespeare, entre outros. Participou de produções teatrais nas peças: “A Família Addms” de Cássia Barros e “O Presidente exige mais bonecos” de Kadu Pinheiro e renomados festivais de teatro como “Isnard Azevedo” em Florianópolis.

Fez grandes cenários para Cia de Dança “Jaime Arouxa” e curtas para cinema, entre eles: “Por dentro de uma gota d’água” de Felipe Bragança e Marina Meliande, onde fez cenografia com Clara Meliande e Gustavo Bragança; - “Crianças” de Pedro Modesto e “Um dia, Um Jardim” de Mônica Brito. Como design, fez um belíssimo troféu para premiação de melhores atores teatrais no ano de 2001.

11 junho 2011

Sung-Bong Choi.


LEGENDADO EM INGLÊS

Quando assisti esse vídeo no youtube, logo no inicio para mim seria mais um programa de reallity show. Eu não entendia bem o que estavam dizendo, então me apeguei nas emoções que cada um passava, tanto das apresentadoras quando do rapaz que ali tentava mostrar seu talento. E confesso que ao terminar o vídeo me encontrava com os olhos cheios d’água.

Daí me deu curiosidade, que dialogo seria esse, que história seria essa desse rapaz, para causar furor na platéia e comover os jurados.

Corri atrás de um vídeo com legenda e depois de um tempinho encontrei. Olha confesso que assisti mais de trinta vezes, mandei para todas as pessoas de minha rede social. Achei tão comovente que decidi compartilhar esse vídeo, não só por ele ser bem emotivo, mas pela mensagem que ali estava como pano de fundo.

Que lição de vida. Um desejo, um sonho que para muitos poderia ser impossível, mas não para aquele jovem de nome Sung-bong Choi, uma história de muito sofrimento, solidão, mas de sonhos.

Daí fiquei pensando, poxa conheço tanta gente que reclama da vida, que ficam murmurando por isso por aquilo. Nunca estão satisfeitos com o que a vida lhes proporciona ou até mesmo tem aquilo que merecem e não agradecem. Pessoas que não fazem o minimo esforço para se obter um bem star melhor, mas querem esse bem star de qualquer jeito.

Eu quando estudava teatro sempre aprendi com meu diretor muito querido Wanderley Galvão. Faço questão de citar seu nome, pois muito do que sou hoje no meio artístico devo a ele. Um artista nasce com dez por cento de criatividade e talento, e esse talento é moldado com noventa por cento de muito esforço e ralação, pois só assim o talento, fluirá naturalmente. Nada vem de mão beijada.

Choi Sung-bong tinha um sonho que foi despertado em seu interior quando viu numa noite vendendo balas, um musico que cantava em uma casa noturna, se apaixonou pela música e decidiu dali por diante investir nesse caminho. Como ele não sabia e ainda se rotula não saber cantar, por isso da maneira que a vida foi lhe possibilitando oportunidades ele foi abraçando. Talvez ele já dentro de si tinha esse dom, somente não sabia até ver aquele musico cantando. Um rapaz simples, de uma humildade tremenda, timido naquele palco enorme que mais parecia devorá-lo do que ajudá-lo.

Eu sei o que é isso, pois quando pisei num palco pela primeira vez meu coração parecia sair pela boca. Mas foi o trabalho, a ralação que me fez respirar fundo e me concentrar no meu objetivo. Assim foi Choi.

Eu enxergava seu nervosismo ali naquele palco, sempre mexendo suas mãos, mas quando abriu sua boca para cantar, eu só pude fechar os olhos e sentir a música, e acredito que ele tenha feito o mesmo. Quando Choi cantava parecia não estar ali naquele palco e sim em um mundo verdadeiramente melhor que o seu, pois a música dizia isso: “Nella Fantasia (Na fantasia) Um mundo mais justo”.

Um mundo mais justo é a mensagem que ele levou no dia em que pisou naquele palco. Ele próprio seria vítima desse mundo e com certeza estava ali pregando algo melhor e dizendo ao mundo que ele também como ser humano queria uma chance, e incrivelmente ele conseguiu. Daí fui entender como e porque um jovem tão fragilisado pela sociedade, porque não dizer pelo mundo que gere um sistema cruel com os mais fracos.

Pude entender porque a apresentadora ficou engasgada ao falar e o que conseguiu dizer foi: “Eu só quero te dar um abraço” . Não conseguiu mais falar. Mai que ganhar a competição, fica a lição, o exemplo de vida de um jovem que não se corrompeu, que não se desviou de uma trajetoria que o levaria a realizar seu sonho. Assim são aqueles que buscam e esperam por uma oportunidade.

Uma grande lição de vida que mexeu com todos e comigo, pois quando fui pesquisar, descobri que a música já existia mas foi adaptada para um filme que conta a história de indios. Isso me despertou tanto interesse que tive que ver o filme. E pensar que tudo começou vendo um jovem em busca de seu ideal.

Eu me vi no filme, gente. Minha cara.

Postei dois videos, um com legenda em Português e o outro em Inglês.

PS: Sou obstinado por tudo que me desperta certo interesse. Ouvindo Choi, eu pesquisei sobre a música que mexeu com todos e descobri detalhes que seguem abaixo

A fantasia é uma canção em italiano baseado em Gabriel's Oboe do filme Missão, Ennio Morricone compostas e escritas por Clare Ferrau.

Nella Fantasia foi realizada por inúmeros artistas e grupos como: Sarah Brightman, Amici Forever, Celtic Woman, Gardar Thor Cortes, Il Divo, os tenores Celtic, Katherine Jenkins, Russell Watson, o grupo vocal FOURTE eSummer Watson.

Em 2006, o cantor australiano Alexander Kane gravaram um cover da Fantasia em seu álbum de estréia.

Em 2007, Paul Potts fez uma versão da canção em seu álbum One Chance, enquanto Ricardo Marinello, no mesmo ano, ele cantou a música em seu álbum de estreia The Beginning.

Nella Fantasia apareceu pela primeira vez no álbum: Eden Sarah Brightman em 1998.

Mais tarde, em 1999, Philip Anderson escreveu que a canção foi inspirada na trilha sonora do filme A MISSÃO, Brightman e pediu permissão para Morricone também inserir texto.

É possível que Brightman escreveu a letra em Inglês e foi traduzido em italiano por Ferrau. Seguindo as instruções após o lançamento do Brightman The Very Best of 1990-2000 (2001), que também aparece na canção, decidiu que os compositores da canção foram Berta Férraud e Ennio Morricone.

Alguns anos depois, a canção é retirada do musical do grupo Il Divo, incluída no seu álbum auto-intitulado (2004), em seu álbum de Amici Forever Definido (2005) e Gardar Thor Cortes Cortes Album (2007), confirmando que o texto A canção foi escrita por Clare Ferrau.

Segundo FPWeb, um site dedicado ao compositor alemão e produtor Frank Peterson, Chiara Ferrau escreveu a letra em italiano para o álbum de Eden e La Luna de Sarah Brightman

LEGENDADO EM PORTUGUÊS





Nenhum comentário:

Postar um comentário