Nas artes cênicas, atuou em grandes espetáculos tais como: “O Círculo de Giz Caucasiano” de Bertold Brecht - “O Homem Imortal” de Luiz Alberto de Abreu – “Rei Lear e Comédia dos erros” de W. Shakespeare, entre outros. Participou de produções teatrais nas peças: “A Família Addms” de Cássia Barros e “O Presidente exige mais bonecos” de Kadu Pinheiro e renomados festivais de teatro como “Isnard Azevedo” em Florianópolis.

Fez grandes cenários para Cia de Dança “Jaime Arouxa” e curtas para cinema, entre eles: “Por dentro de uma gota d’água” de Felipe Bragança e Marina Meliande, onde fez cenografia com Clara Meliande e Gustavo Bragança; - “Crianças” de Pedro Modesto e “Um dia, Um Jardim” de Mônica Brito. Como design, fez um belíssimo troféu para premiação de melhores atores teatrais no ano de 2001.

18 maio 2013

Prazer! Sou Engraxate e Advogado!!!


Do interior de Goiás, jovem chega à capital com um propósito: ser um homem de sucesso. Já se formou em Direito e se prepara para a pós-graduação

Quando saiu da sua cidade natal, no nordeste de Goiás, o engraxate Joaquim Pereira Ramos Filho, de 24 anos, não imaginava o que o futuro lhe reservava. A única certeza que tinha é que poderia ir muito longe com a sua força de vontade. Hoje, Joaquim, natural de Monte Alegre de Goiás, detém com orgulho o título de bacharel em Direito, que concluiu graças ao dinheiro que ganhou dando brilho aos sapatos de clientes. Mesmo formado, ele continua engraxando para garantir sua renda. O próximo desafio do futuro promotor – área do Direito que ele deseja seguir – será o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Com a repercussão de sua história, Joaquim ganhou uma bolsa para fazer um curso preparatório para o exame da OAB e outra para fazer pós-graduação, que inicia em agosto deste ano. Em entrevista à reportagem da Folha Universal, o goiano disse que nunca se preocupou com o que as outras pessoas pensavam. “Se eu me preocupasse com o que as pessoas falam, não teria me formado bacharel engraxando. Você tem que tentar fazer o diferente. Sempre digo que ter atitude é a diferença entre um homem que reclama e um homem de sucesso.”

Joaquim aprendeu a engraxar observando seu pai. Depois de uma juventude difícil, viajou quase 700 quilômetros com seu irmão para Goiânia com uma ideia na cabeça. “No começo eu juntava R$ 20 por dia engraxando, mas fui ganhando a simpatia das pessoas e passei a ganhar R$ 2 mil por mês. Quero ser um homem de atitude e ser bem-sucedido.” Quando chegou à capital goiana, o jovem ficou 3 meses sem emprego. Quando conseguiu seu primeiro trabalho, numa fábrica de enxovais, não ficou nem 3 meses. “Pedi demissão, porque aquele salário não ia realizar meu sonho. Então me dediquei a engraxar sapatos.”

Joaquim escolheu o Direito ouvindo as histórias de seus clientes. “Comecei a atender muito advogado, promotor e juiz. Fui me inspirando neles.” No começo, os profissionais do Direito incentivaram Joaquim, mas, no fundo, não acreditavam na possibilidade de ele trocar as ruas por um tribunal. “Eles me achavam sonhador e não colocavam muita segurança. Quando comecei a faculdade, eles viram que eu não estava falando da boca para fora.”

O começo foi difícil. “Eu juntei R$ 2 mil, que deram para pagar a matrícula e a primeira mensalidade. Logo na primeira prova, tirei zero, mas quem disse que eu desisti? Era o meu sonho.” Aos poucos, a perseverança de Joaquim foi reconhecida e ele ganhou uma bolsa integral no 70 período da faculdade e ajuda de seus clientes: “Para você ter uma ideia, um deles me ajudou com R$ 100, e a minha roupa da formatura”, completou.


Por: Diego Viñas

Nenhum comentário:

Postar um comentário